terça-feira, 4 de outubro de 2011

Santa Missa pelas Almas do Purgatório

Aplicação dos frutos da Santa Missa pelas Almas do Purgatório 

A Missa pode ser celebrada,assistida ou encomendada por intenção de uma Alma do Purgatório em particular,ou de todas em geral;ou pelas que estão mais próximas de entrarem no Céu, ou pelas Almas mais desamparadas;pelas Almas que temos obrigação de socorrer por justiça,caridade ou gratidão,como são nossos pais,irmãos,parentes ou amigos falecidos;ou pelas Almas que pertenceram às Irmandades,Associações às quais pertencemos;por aquelas às quais demos algum prejuízo ou mau exemplo.
Sendo os frutos do Santo Sacrifício da Missa verdadeiramente infinitos,pode estender-se a sua aplicação ao maior número de Almas que se quiser,pelos fiéis vivos,ou defuntos,sem nunca prejudicar a nenhum com a repartição dos frutos entre todos.O que se aplica aos vivos não só priva as Almas do Purgatório,por ser inesgotável o valor do Sacrifício da Missa,isto é,por ser infinito.
Assim,é com razão que São Bernardino afirma que uma só Missa,se DEUS só atendesse ao valor do sacrifício,seria suficiente para despovoar o Purgatório de todas as Almas que nele penam. Mas assim não acontece pelos altíssimos juízos da divina justiça, e Almas há que nem com muitas Missas que lhes são aplicadas,alcançaram a liberdade de voarem ao Céu,até que tenham satisfeito a tudo quanto devem,e que estejam perfeitamente purificadas: esta é a razão que nos obriga a perseverar nesta santa devoção,sem nunca desfalecer: pois quando não alcançamos libertar as Almas pelas quais satisfazemos,sempre lhes damos alívio,e com a perseverança nesta aplicação do Sacrifício da Santa Missa,aumentando-lhes o REFRIGÉRIO,a LUZ e a PAZ que infalivelmente recebem de cada oblação do Sacrossanto Sacrifício,abrevia-se-lhes o tempo da expiação e adianta-se-lhes a entrada no Céu.
______________________________
Fonte: Sufrágio- Orações e novenas para sufragar as Almas do Purgatório

Que fazer pelas Almas do Purgatório?

(Continuação da postagem anterior, das revelações feitas a Santa Francisca Romana)


As Santas Missas,orações,esmolas, mortificações, ou indulgências que se aplicam a uma Alma em particular,aliviam principalmente, ou libertam primeiro a esta,diz a Santa,mas,todas as Almas do Purgatório também sentem alívio por causa da caridade que reina entre todas essas Almas santas.As Missas oferecidas e mais sufrágios feitos pelas Almas que não precisam,por estarem já no Céu,aproveitam aos que oferecem, e a todas as Almas do Purgatório.
As Missas,porém,ou os sufrágios aplicados a uma Alma que os parentes ou amigos julgam estar no purgatório e que se acha no inferno, nada aproveitam esta Alma desgraçada,nem às Almas do Purgatório,mas unicamente aos fiéis que rogaram por esta pobre alma,a não ser que na sua intenção quisessem aplicar seus sufrágios a todas as Almas do Purgatório,no caso de não servirem à Alma por quem as aplicaram em particular.
Convém aqui nos aconselhar com Santo Anselmo,que aproveita mais assistir devotamente uma só Missa,ou dar espórtula para se celebrar,do que deixar mil Missas para depois da morte.
Com efeito, assistindo à Missa durante a vida tiramos dela um proveito imediato e direto: se estamos em estado de graça,angariamos um novo grau de glória para o Céu;se estamos culpados de pecado mortal,podemos esperar que DEUS nos concederá o benefício dum sincero arrependimento;estando a nossa hora fixada e prevendo DEUS que,a executar o seu decreto, nós cairemos no Inferno,Ele retardará ou mudará,como seja melhor,esse momento decisivo,de maneira a não nos chamar ao seu tribunal senão reconciliados com Ele pela penitência.
As Missas que rezamos ou mandamos rezar em vida,são,pois,de precioso valor.Elas nos acompanharão até o tribunal do Supremo Juiz,pedindo graças para nós;e,se não nos livram do purgatório, impedem-nos de lá cairmos muito profundamente.
As Missas que são oferecidas por nós,depois de nossa morte,têm uma imensa vantagem, mas não tanto como se fossem celebradas durante a nossa vida e nós a elas assistíssemos;os méritos de JESUS CRISTO reservados aos assistentes,não podem ser já aplicados diretamente aos defuntos;a aplicação em seu favor só pode ser feita em forma de intercessão e sufrágio.
A espórtula [gratificação em retribuição de serviços religiosos] mediante a qual pedimos para celebrar o Santo Sacrifício,aumenta o valor deste supremo ato;por ela nos privamos de alguma coisa útil ou agradável,ao passo que sendo a Missa celebrada depois da nossa morte,significa privação,não já da nossa parte,mas da parte daqueles que a encomendam para celebrar.
Pode assim crer-se que DEUS nos concede o mérito desta esmola,somente numa medida restrita.
Ponderemos enfim que a vida presente é o tempo da misericórdia,e a vida futura o tempo da justiça,e compreenderemos que uma Missa durante a nossa vida deve ser mais eficaz do que muitas assistidas pelos nossos irmãos por intenção nossa,depois da morte. São Boaventura diz:
Assim como uma palheta de ouro vale mais do que uma barra de chumbo,assim uma pequena penitência livremente praticada nesta vida é preferível,aos olhos de DEUS,a uma grande penitência imposta na outra.

As três regiões do Purgatório

Admirável é a luz que derramam sobre esta importante doutrina as revelações de Santa Francisca Romana.Na relação que delas fez,por ordem do seu confessor,a Santa diz que foi levada ao Purgatório pelo Arcanjo São Rafael,e que foram-lhe mostradas as Almas Padecentes em três regiões ou esferas,uma cima da outra.

1º Na REGIÃO INFERIOR viu as Almas envolvidas em terríveis chamas de fogo menos tenebrosos do que o Inferno: a Santa diz que nesta região são detidas as Almas que cometeram pecados graves de que não fizeram suficiente penitência: o fogo é o mesmo para todas,umas porém sofrem mais do que as outras,conforme a gravidade dos pecados cometidos: cada pecado mortal pelo qual não se satisfez a DEUS,depois da absolvição,é expiado no Purgatório por SETE ANOS de suplícios nessa REGIÃO INFERIOR,conforme diz a mesma santa.

2º Na REGIÃO DO MEIO são detidas as Almas que não cometeram tão graves culpas:as penas do fogo que sofrem são terríveis,mas não tão horríveis, nem tão prolongadas como as da REGIÃO INFERIOR.

3º Na REGIÃO SUPERIOR padecem as Almas que caíram em pecados mais leves,ou,que tendo já expirado culpas graves,completam sua purificação, ou dão a DEUS a última satisfação antes de serem admitidas à sua divina presença,e de entrarem no lugar do suavíssimo regrigério,na Região da Eterna Luz,no imenso oceano da Paz bem-aventurada. (História de Rohrbacher,vol.II,p.291).

4º A mesma Santa refere que via muitos Anjos ocupados em levar as Almas com muita caridade a um lugar do Purgatório para outro;são Anjos aos quais a Divina Misericórdia confiou este ofício, mas não são Anjos da Guarda;estes,diz a Santa,apresentam à divina justiça os sufrágios oferecidos a DEUS pelos parentes,ou amigos das Almas,e DEUS aceita e os entrega ao Anjo da Guarda,que os comunica à Alma por quem foram oferecidos, e lhe alivia as penas que sofre.
________________________________
Fonte: Sufrágio- orações e novenas para sufragar as Almas do Purgatório

Criança salva pelo Anjo

Aos Seus Anjos Ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos...(Salmo 90)

Um estouro e 8 metros para baixo

Domingo,depois do meio dia.Nossa Teresinha,de 10 anos,brincava com uma amiga no jardim.Ambas,muito vivas,queriam mais espaço.Sem mais nem menos,subiram no terraço da padaria adjacente ao nosso terreno.Nosso filho Ludgero chamou-lhes a atenção: "Não brinquem ali,é perigoso!" Mas que!Era um encanto lá em cima!
De repente:tilintar de vidros partidos,e um grito.Teresinha sumiu.O que havia acontecido?Num ângulo do terraço havia uma janela,com seus vidros pintados de preto por dentro.A menina não notou a diferença.Correndo,pulou sobre ela.Um estouro,e foi parar mais de 8 metros para baixo,coberta de fuligem e de cacos de vidro.
Ludgero,que tudo presenciara,correu para casa avisando:"Teresinha matou-se.Está no vizinho". Foi um choque medonho.Com uma jaculatória nos lábios preparei-me para o pior.As pernas tornaram-se duras.Apenas saí de casa e...o que vejo?Teresinha vem correndo.Estava super empolgada.Nenhuma armadura,nenhum membro destroncado ou fraturado.
Os vizinhos chegaram cheios de emoção.Corremos ao local do acidente.Estávamos espantados com aquela altura e o monte de cacos.Como de uma só boca,diziam todos: verdadeiro milagre!
Pessoalmente sabia que Teresinha sempre invoca o Anjo da Guarda. Disse eu: juntas vamos agradecer ao teu grande guardador que te salvou tão maravilhosamente."Ordenou aos seus anjos que te amparem em todos os teus caminhos".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Reforma de um Mosteiro pela força do Rosário

Todas as postagens com o marcador "A força do Rosário" foram tiradas do livro "O Segredo do Rosário" de um santo que foi propagador dessa devoção: São Luís Maria de Montfort. O livro encontra-se na internet ou em livrarias católicas.Recomendo!
___________________________________________________________
Jovens,rezem seus rosários!O rosário é poderosa arma contra os ataques do maligno nos dias de hoje!

A reforma de um mosteiro
Um nobre,que tinha muitas filhas,colocou uma no mosteiro totalmente negligente,onde as freiras eram vaidosas e pensavam nada mais que os prazeres mundanos.O confessor as freiras,por outro lado,era um padre zeloso que tinha um grande amor pelo Santo Rosário. A fim de guiar esta freira a uma vida melhor,ordenou que ela rezasse o Rosário todo dia em honra da Santíssima Virgem,e,ao mesmo tempo,meditasse na vida,paixão e glória de JESUS.
Ela alegremente incumbiu-se de rezar o Rosário e,pouco a pouco passou a detestar os hábitos caprichosos de suas irmãs de religião.Desenvolveu um amor pelo silêncio e pela oração,apesar do fato das outras a terem rejeitado e ridicularizado,chamando-a de uma fanática.
Naqueles dias,um santo pregador chegou de visita ao mosteiro e,enquanto meditava,teve uma estranha visão de uma freira em sua cela,embevecida em oração,ajoelhada em frente a uma Senhora de indescritível beleza e rodeada de anjos.Estes tinham flechas acesas,que com as quais repeliam uma multidão de demônios que queriam entrar.Estes espíritos malignos então correram para as celas das outras freiras,em forma de animais imundos.
Através dessa visão, o sacerdote se tornou ciente do lamentável estado em que se encontrava o convento e ficou extremamente chateado que quase morreu de pesar. Ele imediatamente reuniu as religiosas mais novas e pediu que perseverassem.
Refletindo logo sobre a excelência do Rosário,decidiu tentar reformar as irmãs através dele.Adquiriu vários rosários de rara beleza e os deu a cada freira,implorando que rezassem o Rosário todo dia,e fez mais,pediu que prometessem isto,que elas o fizessem de maneira fiel, ele não iria tentar forçá-las a mudar seu estilo de vida.Por mais estranho que pareça,porém,maravilhosamente,as freiras concordaram com este acordo e ficaram felizes ao receberem os rosários e prometeram rezá-los.
Pouco a pouco,elas começaram a deixar suas ocupações vazias e mundanas, deixando que o silêncio e o recolhimento viessem para suas vidas.Em menos de um ano,elas todas pediram que o mosteiro fosse reformado.
Assim o Santo Rosário fez mais mudanças em seus corações que o sacerdote teria feito através da exortação e autoridade.