quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A medalha crucifixo de São Bento- Explicações

A medalha de São Bento é de origem muito antiga.Certamente a sua importância foi dada pelo uso eficaz feito pelo patriarca para fazer o sinal da cruz contra os assaltos do Demônio, narrados por São Gregório.
O Papa Bento XIV, estabeleceu o desenho desta medalha.De um lado tem a imagem de São Bento,que segura na mão uma cruz,do outro lado uma cruz maior com as iniciais em latim de muitas letras.Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR - "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte". É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso (ver mais abaixo).

Pelo fato de que a cruz está representada é um elemento essecial desta medalha,esta chama-se Medalha crucifixo de São Bento.
Significados.




N.D.S.M.D:
NON DRACO SIT MIHI DUX
Que o demônio não seja o meu senhor.

V.R.S.
VADE RETRO SATANA
Vá de retro Satanás!

N.S.M.V.
NOM SUADE MIHI VANA
Não me persuadirás com maldades.

S.M.Q.L.
SUNT MALA QUAE LIBAS
Aquilo que me mostra é malvado.

I.V.B.
IPSEVENEA BIBAS
Bebe tu mesmo os teus venenos.

No fim da cruz está escrito "PAX",Lema da congregação cassinese e mais tarde de toda a Ordem beneditina.
Os três versos ao lado mencionados,em dísticos escolhidos com rima interna,fazem parte de uma série muito antiga,em torno do século XIV,a qual acompanha um código a uma figura de um monge que com a cruz afasta a tentação.
Esses exprimem com confiança dos fiéis no patrocínio de São Bento contra os perigos espirituais que pode procurar o demônio.
______________________
Retirado de um precioso livreto,provavelmente confeccionado pelos monges, que veio junto à Medalha de São Bento adquirida no Mosteiro de São Bento no Recife.A continuação do livreto se dará nas próximas postagens.Nota minha pessoal: faltava no livreto o complemento da parte da Medalha em que está a imagem de São Bento,portanto, foi retirado do site:http://mosteirobeneditino.webs.com/sobento.htm.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Salve Maria!