quarta-feira, 22 de junho de 2011

História da Medalha Milagrosa

Medalha Milagrosa:"Ó Maria,concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a Vós"
Duas grandes datas,dentre várias outras do ano de 1830,marcaram a manifestação da Medalha Milagrosa,que se tornou,depois,o maravilhoso sinal da Mensagem Marial.
18 de junho de 1930:Noite bendita,durante a qual Maria Imaculada ratifica a escolha da sua medianeira:Catarina Labouré,humilde filha da França,que desde a mais tenra infância Lhe foi consagrada.
Tendo entrado para o Noviciado da Rua do Bac,em Paris,ela se preparou, no exercício de uma vida interior profunda para o serviço dos pobres,membros sofredores de Cristo,aos quais se dedicam as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
A partir desta incomparável noite,nada a distinguirá de suas companheiras,senão uma vida de maior fidelidade e oração,de disponibilidade e abandono.Irmã Catarina "conserva e medita em seu coração" o conselho de sua Rainha e Mãe:


Nossa Senhora das Graças
 "Vinde aos pés deste altar:aqui as graças serão derramadas sobre todas as pessoas que as pedirem com confiança.Elas serão derramadas sobre os grandes e os pequenos".
Ela esperava a hora providencial que lhe revelará sua Missão e esta hora aparece: no dia 27 de novembro de 1830,aos pés do Altar-aquele mesmo Altar ao qual Maria convida,não somente sua confidente,mas todas as pessoas,seus filhos e filhas- deu-se a grande manifestação de sua Mensagem,simbolizada,até o fim dos tempos,na medalha que a Irmã Catarina deverá propagar e cujo modelo foi fixado pela própria Virgem.
É por esta razão que a MEDALHA MILAGROSA é,por excelência,o símbolo dos tempos atuais.
Todo o mistério de Maria aí se encontra condensado em elementos sugestivos,dos quais a Teologia Bíblica atual nos dá a explicação: A Virgem,nova Eva,que esmaga a cabeça da serpente- a Cruz e os dois Corações Dolorosos- as 12 estrelas apocalípticas.
Detenhamos em particular na invocação inscrita na Medalha,por ordem do céu:
"Ó Maria,concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a Vós".
Esta inscrição nos dá,em parte,o sentido da Mensagem da Virgem:
-Sua Imaculada Conceição, que pela primeira vez Ela revela ao mundo,e que Ela mesma confirmará em Lourdes na declaração solene do dia 25 de março de 1858;
-Sua Mediação junto de Seu Filho.Maria é a Suplicante máxima da humanidade.Com Ele e junto Dele,Ela intercede incessantemente por nós(é este o símbolo do globo e dos raios).
Aceitar e usar a Medalha é proclamar a nossa fé no poder da oração de nossa MEDIANEIRA IMACULADA,junto do CRISTO.
Mas se a Medalha aparece como sinal de intercessão celeste de Maria,ela é também o sinal do dever que temos de recorrer com confiança à sua poderosa mediação.
Aceitar e usar a Medalha é também afirmar nosso dever de rezar com Nossa Senhora e por todas as intenções de seu Coração Missionário.
Assim,"ir aos pés do Altar" é comprometer-se ao CULTO EUCARÍSTICO da Igreja,sinal de unidade entre os cristãos e entre todos os homens.
"Ir aos pés do Altar" é responder ao desejo da Igreja que reúne,no local das aparições,seus filhos de todas as nações,tribos,raças e línguas,"para lembrar-lhes as grandes verdades do Evangelho e as exigências profundas da salvação.Para purificar o coração do seu povo, alimentá-lo à Mesa do Senhor e enviá-lo para o meio em que trabalha como um testemunho da caridade de Deus".
No local das Aparições,respondendo ao pedido de Nossa Senhora,a Igreja se une,a Igreja se purifica,a Igreja se fortifica,a Igreja se renova,a Igreja cresce.
As aparições da Virgem Maria ilustram sua Missão e sempre,em todo lugar:conduzir os homens ao Salvador.
_____________________________________________
(Fonte: Novena em Honra de Nossa Senhora das Graças,Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Salve Maria!