sábado, 25 de junho de 2011

O corpo incorrupto de São Benedito

O corpo de São Benedito,intacto há mais de 421 anos

Os frades do convento de Santa Maria de Jesus,entre lágrimas,começaram a preparar o velório e o enterro do confrade morto.
Prevendo que a santidade de Frei Benedito logo seria reconhecida pela Igreja,os frades tiveram o cuidado de fazer-lhe um hábito novo,cortar-lhe o cabelo e guardar tudo para as futuras relíquias.
O superior estava apreensivo com a possível invasão do convento pelos devotos,embora,antes de morrer,Benedito o tivesse tranquilizado:
-Não se preocupe.No dia de minha morte,poucos ficarão sabendo dela.Mas é preciso sepultar-me logo,antes que chegue a multidão.
Tudo aconteceu conforme o Santo previra.
No dia da morte de Benedito, uma festa dedicada ao Espírito Santo estava acontecendo nos arredores de Palermo. Por isso,quase toda a população da cidade estava ausente.Ao voltarem,os moradores tomaram conhecimento da morte do Santo e correram para o convento.Mas os restos mortais do frade já estavam sepultados.Foi difícil para os frades conter o povo que queria ver o corpo de Benedito.
Diante da palavra do superior,garantindo que Benedito já estava enterrado,ninguém arredava pé,e pediram:
-Quermos relíquia!Queremos relíquia!
Os frades fizeram em pedaços algumas vestes de Benedito.Mas era impossível contemplar a todos.
Durante muito tempo as romarias ao túmulo de Benedito não cessavam.Sua fama de santidade espalhou-se pela Europa.Por isso,em maio de 1592,o Cardeal Mateus,patrono dos frades de São Francisco,ordenou que os restos mortais de Benedito fossem retirados do túmulo comum dos frades e colocados na capela do covnento.Mas,ao abrirem o túmulo,que surpresa!O corpo de Benedito,morto há três anos,não sofrera nenhuma decomposição.E suave perfume inundava todo o convento.
_____________________________________________________
Fonte: História de São Benedito,dores e glórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Salve Maria!