segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aparição de São Miguel no Monte Gargano

Nos fins do século V,quando na cadeira de São Pedro regia a Igreja o Papa São Gelásio,um pastor que apascentava uma manada de vacas no alto do Monte Gargano,na Itália,província da Apúlia,querendo obrigar um novilho a sair de uma caverna onde se refugiara,desferiu lá dentro uma flecha,a qual retrocedeu com a mesma velocidade,vindo ferir quem a lançara.
Este fato causou admiração nos que presenciaram este acontecimento e a notícia foi longe e chegou também aos ouvidos do Bispo de Siponto,cidade que ficava no sopé da montanha.
Julgou ele tratar-se de algum misterioso sinal da parte de DEUS e ordenou um jejum de três dias em toda a diocese,pedindo ao SENHOR se dignasse revelar-lhe do que se tratava.DEUS escutou as orações do Prelado e,passados três dias,apareceu-lhe o Arcanjo São Miguel declarando-lhe que o SENHOR queria que a ele,Anjo tutelar da Igreja,e aos outros Anjos,se edificasse naquela caverna,onde se manifestou o prodígio,uma igreja em sua honra,para reavivar a fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção,como Anjo custódio da Igreja Católica.
Tendo o Bispo comunicado ao povo a visão que tivera e o que lhe fora pedido,foi ele próprio,com muita gente,observar o local.Encontraram uma caverna espaçosa em forma de templo,cavada na rocha,com uma fenda natural na abóbada,de onde jorrava a luz que a iluminava. Nada mais era preciso que por um altar-mor para celebrar os Divinos Mistérios.Levantado o altar,o Bispo consagrou-o.Todos os povos vizinhos acudiram para a cerimônia cheios de alegria e a festa durou vários dias.
Nunca mais até hoje se deixou de celebrar ali a Santa Missa,como também os outros ofícios litúrgicos,e DEUS consagra este lugar através dos séculos,com graças e milagres de toda espécie,em favor dos que lá acorrem,doentes de corpo e alma,mostrando quanto Lhe é grata a devoção em honra do glorioso Arcanjo São Miguel que defendeu,quando da revolta de Lúcifer,a fidelidade do DEUS Uno e Trino,soltando este grito:AMIGOS,QUEM É COMO DEUS?
O Santuário do glorioso Arcanjo na gruta do Monte Gargano é considerado um dos mais célebres e devotos de todo o mundo.A Igreja,para atestar este fato histórico,marcou para o calendário litúrgico universal a Festa Comemorativa desta aparição, no dia 08 de maio. Esta festa foi obrigatória para toda a Igreja até a nova reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.
Atualmente,só é obrigatória na diocese de origem e em alguns calendários particulares.
O Monte Gargano onde está este santuário,fica perto do Convento de Nossa Senhora da Graça,onde viveu e morreu o célebre e estigmatizado Padre Pio de Pietrelcina,falecido em odor de santidade e já canonizado.
____________________________________
Fonte:São Miguel,Príncipe dos Exércitos Celestes

Nota minha: a Igreja deveria lamentar muito a perda desta data festiva,assim como a perda de muitas outras datas festivas importantíssimas para a nossa fé católica.Infelizmente,vivemos tempos difíceis onde a nossa fé é esmagada pelo secularismo e modernismo,e perde-se o fervor religioso.Rezemos muito,conforme Nossa Senhora nos disse em Fátima,pela conversão do mundo e dos pecadores,pois o tempo está próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!Salve Maria!